quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Esculturas na Ponta do Lápis

Nada demais em um lápis, certo?!... Errado!, se esse lápis estiver nas mãos do carpinteiro Dalton Ghetti , 49 anos, nascido no Brasil e radicado nos Estados Unidos. A partir daquele pequeno e roliço pedaço de grafite Ghetti constrói minúsculas esculturas, verdadeiras obras de arte.



Um desafio a si mesmo, é assim que o artista define a idéia de construir esculturas a partir da ponta de um lápis. Segundo ele, depois de tentar diversos materiais, em um momento de idéia genial, decidiu esculpir no grafite do lápis.

O artista tem lá suas esquisitice – como todo artista que se preze. Recusa-se a usar uma lupa para trabalhar o grafite e nunca vendeu nenhuma de suas obras, apenas presenteia os amigos. Mas Ghetti diz que adoraria ver suas obras expostas em uma galeria.

As ferramentas usadas pelo artista são as mais simples possível: uma lâmina de barbear, agulhas de costura e um estilete.

Quando a ponta do lápis se quebrava, o artista se desesperava, mas com o passar do tempo decidiu mudar sua maneira de pensar e, hoje, tem até uma “coleção cemitério” de peças quebradas. Colou-as em alfinetes e os espetou em um isopor, montando uma vitrine das esculturas que não deram certo.

O carpinteiro-artista – ou seria o artista-carpinteiro? –, já fez cerca de 100 esculturas. Atualmente está trabalhando naquela que, provavelmente, será sua maior obra, 3 mil lágrimas, representando as pessoas que morreram no ataque ao World Trade Center. A previsão para a construção da obra de arte é de 10 anos.


Abecedário














Nas esculturas, os elos são os efeitos mais complexos para o artista


3 comentários:

  1. achei o máximo, tem louco pra tudo!
    deve dar uma dó quando uma ponta dessas quebra...
    o cara é fera!

    ResponderExcluir
  2. meo, eh impressionante neh!imagina a paciência pra fazer isso!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto eu uso pra desenhar... quero ver fazer num grafite 0.5 rs.
    Brincadeiras a parte, o cara é fera mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails