O curso

O Curso de Design da Furb

Por que um curso de design em Blumenau?
Para mim, o design é parte essencial do contexto de desenvolvimento de uma economia. Está inserido em todos os níveis de planejamento e de projetos que viabilizam o bem estar das populações nas cidades (gestão, transportes, sinalização, mobiliário urbano). Cidades com vocação para o desenvolvimento devem pensar e planejar com as metodologias que o design possui (Design Thinking) para atingirem níveis de qualidade para a população e sustentabilidade para a economia.
Então, foi assim, com esse pensamento, que cheguei à Furb, convidada a montar um curso de Design. Não seria o primeiro da região do Vale do Itajaí, mas, pretendia-se que fosse o melhor.
Para montar o Curso fui buscar nas raízes do meu passado como acadêmica a inspiração para que fosse realmente o melhor. Fui direto até a ESDI, onde me formei, e berço do Design no Brasil. Freddy van Camp era o Diretor na época e abriu todas as informações que precisávamos, de currículo a referências bibliográficas. (O Curso da Esdi é considerado o 40º melhor do mundo pela revista Business Week). Restava a Comissão do Curso, estabelecer critérios para que o currículo fosse montado dentro das demandas e expectativas da região de Blumenau.
Como o design engloba muitas áreas do conhecimento, o primeiro impacto dentro da estrutura da Universidade foi a escolha do Centro em que ele seria locado. Esse dilema é comum aos cursos de Design, pois, ora está inserido nos Centro de Artes, ora nos Tecnológicos, sem que haja uma definição considerada a mais correta pelo Mec ou Cnpq. Por conveniência da Instituição o curso foi para no Centro Tecnológico que o recebeu de braços meio abertos. Isso porque , não existe no mundo real e humano, ambientes que recebam sem um pouco de ciúmes quem está chegando por último. Normal!
O mais importante desse curso (e de qualquer um outro) é a parte construída pelos próprios alunos. Toda a compreensão e reflexão feita durante o período dentro da Instituição poderá ser revertida para si mesmos em formas como essa de abrir um blog para a participação democrática de todos os alunos. Claro, dentro dos conceitos (amplos e nunca definitivos) de design que são apresentados e discutidos pelos alunos do Curso.
Aprendemos no curso, e com as ferramentas que o design possui, a tomar decisões a cada passo. Que elas sejam sempre com objetivos comunitários, solidários e essencialmente democráticos. Estaremos assim contribuindo para um mundo melhor, pensando sempre como o design!!!!!

Roselie de Faria Lemos
Related Posts with Thumbnails