segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Design nos pés

Patrocinado pela VANS do Brasil, o skatista catarinense Pedro Barros, com apenas 15 anos de idade, conquista medalha de ouro nos X-Games realizado em Los Angeles, na Califórnia.

O jovem skatista Pedro Barros estreou com vitória entre os profissionais que participaram da 16º edição do X-Games, conquistando a medalha de ouro na disputa do Skate Park, no último domingo, dia 1º de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A VANS do Brasil , que patrocina Pedro Barros e participa dos eventos nacionais e internacionais, desta vez comemorou o título com o esportista.


Onde está o design?

A ligação da VANS com o movimento do skate remonta aos primeiros anos da marca, na cidade de Anaheim, na Califórnia (EUA), quando lançou o primeiro tênis com solado vulcanizado para action sports (o solado ‘waffle’), amplamente copiado por marcas de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Desde 1966 a Vans vem desenvolvendo solas, materiais e tênis para skate com um pé no clássico e outro na tecnologia.

O primeiro pela ordem histórica é a sola vulcanizada original, que também é conhecida como sola Off the Wall e Waffle Outsole. Essa sola foi desenvolvida no começo de 1966 e a princípio é uma sola de borracha vulcanizada comum, mas o que pouca gente sabe é a importância histórica que essa fôrma de sola tem.
Assim que foi desenvolvida a primeira versão da sola, ela era composta somente desses pequenhos losangos (lá fora conhecidos como diamantes), mas em certos pontos do tênis a sola começava a rachar devido ao calor e ao atrito
com o solo, além da constante tensão criada pelo movimentos do pé dentro do tênis. Para resolver isso Van Doren decidiu colocar linhas verticais paralelas na parte em que mais rachava, e depois extendeu isso pra uma inteira parte no tênis, que é onde forma um trançado perto da "ponta" da sola.
A Off the Wall (que aqui era conhecida como "sola tipo iate") foi um dos principais motivos da Vans ser tão adotada pela crescente comunidade skater do sul da Califórnia.


Sola Off The Wall

Entre aqui e saiba um pouco mais sobre os calçados da Vans, tecnologia, conceito e história. Vale a pena conferir, afinal é design nos pés, uma história bem sucedida de um produto bem pensado!


Fontes: Design Informa e Vans do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails