Um designer londrino, Patrick Hyland, criou um celular-conceito Nokia que, com um sistema de condução de calor, carrega sua bateria automaticamente quando no bolso do usuário. Segundo o criador, o conceito pode determinar um futuro responsável para celulares.
O Nokia E-Cu foi criado por Patrick Hyland, um designer de produtos de Londres. Ele promete que o seu telefone-conceito poderia eliminar totalmente a necessidade de carregadores de bateria. O nome pode ser estranho no Brasil, mas o “E” se refere a environment (meio ambiente, em inglês) e o “Cu” ao metal cobre.
O aparelho possui a parte traseira em cobre – um excelente condutor de calor – que pode transformar o calor do bolso do usuário em energia elétrica para carregar a bateria. Além disso, a parte em cobre imita um terreno seco, remetendo claramente a seu apelo ambiental.
Entretanto, não é preciso necessariamente estar no bolso para o que o aparelho carregue. Isso pode ser feito com auxílio de qualquer fonte de calor, como radiadores, aquecedores e o próprio sol (basta deixar o celular na janela num dia ensolarado).
Parte de trás do aparelho. |
Hyland conta em sua página que carregadores de celulares sem uso somam 51 mil toneladas de lixo por ano, sem contar os gases estufa liberados para produção de energia elétrica – problema muito importante em países que produzem sua energia elétrica em usinas termoelétricas, por exemplo.
É claro que seu o projeto vingar e a Nokia quiser comercializar o celular por aqui, terá que repensar o nome do aparelho. Ou algum brasileiro compraria um E-Cu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!