quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Noah, o motociclo compacto

Baseando-se em conhecimentos do sistema psicomotor humano, Andrei França criou o Noah. Para a criação deste motociclo compacto, o designer brasileiro buscou inspiração nos populares Segway, e na forma como estes consistem numa rede inteligente de sensores, mecanismos e sistemas de controle que estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo do condutor de forma continuada.
À primeira vista pode parecer um monociclo, mas este veículo de alta performance possui na verdade duas rodas, montadas em paralelo, as quais se podem mover independentemente. Esta característica, confere ao veículo não só uma grande agilidade, podendo mover-se em qualquer direcção, como também uma acrescida estabilidade. Com um assento na sua parte superior e dois apoios para os pés, a posição corporal do utilizador é semelhante à de um condutor de um motociclo comum.
O Noah funciona apenas com impulsos eléctricos alimentados pelas suas baterias de lítio, e usa os movimentos do condutor para controlar a aceleração e o travão, bem como para virar, dispensando pedais ou quaisquer botões. Para este efeito foi utilizada a tecnologia apoiada no princípio biomecânico do equilíbrio giroscópico – a mesma empregue no Segway – que possibilita ao veículo um auto-equilíbrio e uma resposta quase imediata ao movimento corporal do utilizador.
Pretendendo proporcionar uma condução mais agradável e intuitiva para o usuário, à estética elegante juntam-se algumas vantagens na sua possível utilização. Numa perspectiva verde, não consome combustíveis fósseis, o que permite a redução de emissões poluentes, directas e indirectas – para recarregar as suas baterias, o utilizador apenas necessita de o ligar a uma tomada comum –, e reduz ainda outro tipo de poluição, a poluição sonora, já que é quase silencioso.
Como desvantagens é possível especular acerca do seu preço, provavelmente elevado, as suas limitações na velocidade e, ainda, a capacidade das baterias.
Segundo Andrei, a sua intenção foi projectar um meio de transporte individual, futurista e ecológico, acrescentando assim, o Noah, à já grande lista de veículos desta linha. Nos dias que correm, a funcionalidade e inovação têm grande importância, mas é o design que diferencia os produtos aos olhos do comprador. Este é um excelente exemplo, já premiado, de como é possível uma substituição gradual, e ainda que parcial, do automóvel.








by Douglas Rocha

4 comentários:

  1. Pede pro doug reupar as imagens por gentileza =D
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muits criatividade nesse monociclo... Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Tenho quase certeza que essa idéia da moto foi apresentada em um reality de designers.. aqueles programas que eles apresentavam suas idéias e os cara compravam ou não a idéia do cara... =D

    ResponderExcluir
  4. O Doug não sei se você já viu... mais ta ai.. o video que eu comentei sobre a moto.. http://www.youtube.com/watch?v=hXO4Ki8qsvk tudo surgiu a partir dai =D

    Abraços e ótimo post!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails