
No livro, Israel conta histórias reveladoras sobre os moradores de “twitterville”, de CEOs a estudantes, que foram os primeiros a noticiar a devastação do terremoto de Szechuan; de visionários que tentam arrecadar dinheiro para uma causa a jornalistas que se destacam mais do que empresas tradicionais de mídia. Milhões de usuários compartilham o que chama a atenção de todos na web e uma dessas coisas pode ser a empresa, seus produtos e serviços. Essas vinhetas fazem parte de um diálogo, uma conversa. E as conversas podem trazer discursos coerentes ou não.
“O twitter permite que nos comportemos online com mais proximidade do que fazemos no mundo tangível do que qualquer coisa que o tenha precedido, e encontramos vizinhos que combinam conosco. Se gostamos de falar de política, encontramos vizinhanças onde todos se preocupam apenas com esse tema. O mesmo acontece com beija-flores, culinária, esportes etc. Você pode encontrar um bairro que pode frequentar para aprender e compartilhar coisas sobre o assunto. Essas vizinhanças são globais, porém pessoais e aconchegantes, ao mesmo tempo em que expandem seu mundo”, afirma o autor.
Os empresários devem se importar com o que seus clientes e prospects pensam e compartilham. Se as pessoas dizem que amam o produto, é bom agradecê-las. Se elas têm um problema, é necessário entrar em contato para tentar ajudá-las. É bom saber como melhorar e, com sorte, recuperar a confiança perdida. O twitter não é uma tecnologia, é uma conversa. E essa conversa está acontecendo, quer as empresas queiram ou não. Cabe aos empresários decidirem quando e como vão escutar e participar.
Shel Israel é jornalista de mídia social, palestrante e escreve regularmente sobre ferramentas de comunicação. Ele já colaborou com a FastCompany.com, BusinessWeek.com e Dow Jones Company. É coauthor de Naked Conversations: How Blogs Are Changing the Way Businesses Talk with Customers e edita o blog Global Neighborhoods.
Texto de Paulo R. Lisboa, retirado do blog Design Informa.
FOLLOW US @blogdesignfurb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!