quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cerâmica: um desenho permanente.

Ocorreu no dia 17 de maio de 2010 uma palestra com a ceramista Maria Edith Poerner e participação da arquiteta Daniela Pareja, na apresentação de slides conta-se a história e importância da cerâmica.


A arquiteta nos mostrou a importância da cerâmica na questão cultural, como modo de representação de culturas, havendo objetos cerâmicos sagrados e os usados para armazenamento de alimentos, utensílios de fácil manuseio.

A cerâmica traz resgates ancestrais, ligação com a natureza e identificação cultural de nossa história. Foram citados como exemplos: os egípcios, maias, chineses e indígenas brasileiros. Destes, temos como exemplos fortes, as cerâmicas Marajoara, feita pelos indígenas da Ilha de Marajó e a Tapajós, feita pelas tribos indígenas do Amazonas.Os pigmentos cerâmicos foram descobertos pelos chineses, mas foram muito utilizados por outros povos, como os mexicanos. Estes pigmentos são de origem natural, minerais.


Outro destaque para a importância da cerâmica é sua utilização como revestimento, na forma de ladrilhos. Como exemplos têm: a cultura moura, egípcios e espanhóis. Que utilizam muito a impermeabilização da cerâmica com vidro para interiores e fachadas de projetos de arquitetura. Esse revestimento serve como proteção de frio, umidade e chuvas.


A partir do século dezenove começam os métodos de aplicações em cerâmica. E a partir do século XX o começo de maior utilização deste material para esculturas. Exemplos de nomes consagrados que utilizam cerâmica: Kimi Nii, Norma Grimberg, Ofra Grinfeder, Lygia Reynach e Brennand.


Após esta apresentação houve uma amostra de fotos dos trabalhos da ceramista Maria Edith Poerner e uma conversa com a artista. Sobre seus trabalhos, argilas utilizadas e processos de cerâmica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails